A noite de gala do esporte catarinense aconteceu em Indaial, região do Médio Vale do Rio Itajaí na noite da última quinta-feira, dia 03, onde foi concedida a Comenda do Mérito Esportivo. Os Comendadores do Esporte Catarinense foram eleitos durante a primeira reunião plenária de setembro, realizada em Blumenau, durante os Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
O Conselho Estadual de Esporte (CED-SC) elegeu, por unanimidade, seis homenageados na condição de pessoa física, incluindo um homenageado in memoriam, além de duas entidades jurídicas atuantes no esporte.
A Comenda do Mérito Esportivo é a mais alta honraria oferecida pelo governo de Santa Catarina a brasileiros e estrangeiros que se destacaram ou prestaram relevantes serviços ao esporte catarinense ou nacional. Desde sua instituição em 1994, a medalha já foi concedida a 176 personalidades esportivas históricas do Estado e do Brasil.
Os cinco eleitos na condição de pessoa física e seus respectivos padrinhos foram:
Cláudia Monteiro (Álvaro Provesi)
Dárcio de Saules (Selvino Junior)
Roberto Davi da Graça “Cocada” (Júlio Castro)
Sérgio Castro “Ceará” (Luciano Goulart)
Valmir Carvalho (Celso Dorian)
Na categoria In Memoriam, a medalha será concedida aos familiares de Camilo Moisés Penso, indicado pelo conselheiro Oumar Cassol. Este ano, o Instituto Guga Kuerten (IGK) foi a Pessoa Jurídica Esportiva homenageada. A instituição esteve representada pela presidente do IGK Sra. Alice Kuerten e a Scherer Auto Peças recebeu a Comenda como Pessoa Jurídica apoiadora do esporte. As duas entidades foram indicadas, respectivamente, pelos conselheiros Alziro Golfeto e Renan Souza. Na 29ª edição do evento, também foi atribuída, pelos integrantes do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC), ao advogado Alexandre Beck Monguilhott, a Comenda Marcilio César Ramos Krieger, maior honraria a atribuída a um personagem da história da justiça desportiva catarinense.
Comments