Curta + Floripa irá neutralizar as suas emissões de gases de efeito estufa


O programa de neutralização de GEE é composto por uma equipe multidisciplinar especializada em mecanismos de desenvolvimento limpo e Mudanças Climáticas.
O programa de neutralização de GEE é composto por uma equipe multidisciplinar especializada em mecanismos de desenvolvimento limpo e Mudanças Climáticas.

Ampliando a sua responsabilidade socioambiental, o CURTA+FLORIPA irá compensar (neutralizar) os gases de efeito estufa (GEE) gerados pelas suas atividades, com o intuito de não potencializar a problemática do Aquecimento Global, que tem gerado diversos impactos ambientais negativos, como tempestades, secas, aumento do nível do mar, extinção de espécies, etc, ameaçando a longo prazo a sobrevivência da espécie humana neste planeta.

Esta compensação de GEE se dará por meio do Programa CarbonOK®, que é um programa de neutralização de GEE, composto por uma equipe multidisciplinar especializada em mecanismos de desenvolvimento limpo e Mudanças Climáticas. São utilizadas metodologias internacionalmente reconhecidas e diretrizes recomendadas pela norma brasileira ABNT para inventariar e compensar (neutralizar) as emissões de GEE das atividades indicadas. Todos os trabalhos realizados são acompanhados pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emitida por profissionais legalmente habilitados.

Foram inventariadas todas as emissões diretas do evento CURTA+FLORIPA, que serão posteriormente compensadas por meio do plantio de mudas arbóreas em áreas de passivos ambientais indicadas pela organização do evento. Os plantios serão realizados com espécies nativas da Mata Atlântica, buscando além da neutralização dos GEE outras vantagens socioambientais associadas, como: alimentação e habitat para a fauna; presença de flores para os processos de polinização; recuperação de área degradada; controle de processos erosivos; etc; além de aliar conceitos de paisagismo.

Além de buscar ser a mudança que queremos ver no mundo e de dar o exemplo, um dos objetivos do programa também é servir como uma ferramenta para contribuir com a sensibilização e educação socioambiental da população quanto à problemática do aquecimento global, indicando fontes de emissões e a importância de mitigação e da neutralização delas por meio do plantio de árvores.

“Além de controlar as emissões de gases de efeito estufa e as compensar com o plantio de neutralização, buscamos a validação deste trabalho junto à uma empresa de credibilidade, que atua a mais de 20 anos no mercado de sustentabilidade: a Ambiens Consultoria, que é a idealizadora e gestora do Programa CarbonOK®, programa este com mais de 15 anos de existência”, relata o Biólogo Reinaldo Jaeger, Gestor Ambiental do Curta+Floripa.

Ao longo do verão o Programa CarbonOk® estará levantando todas as emissões de GEE geradas pelo evento e as neutralizará no encerramento do projeto CURTA + FLORIPA, com um plantio coletivo com o apoio das instituições esportivas participantes do projeto.

“Vamos aproveitar a oportunidade para fazer do plantio uma ação de integração e de sensibilização entre algumas instituições esportivas que participaram do Curta+Floripa”, diz Frederico Leite, Presidente da AFESC.

O CURTA+FLORIPA é um projeto da Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina (AFESC) em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, com patrocínio do Supermercado Imperatriz, Cerveja Corona, Floripa Airport e Colégio Santa Terezinha, com apoio da NDTV e Rádio Magia FM.

O projeto teve por objetivo oferecer uma variedade de competições esportivas em diferentes pontos da capital (praias e parques) durante todos os finais de semana do verão 2022: Matadeiro, Ingleses, Santinho, Canasvieiras, Joaquina, Praia Mole, Moçambique, Campeche, Açores, Cachoeira do Bom Jesus, Beira-Mar Norte; Beira-Mar Continental, Parque da Luz, Parque de Coqueiros e Jardim Botânico são exemplos destes pontos.

As competições aconteceram nas seguintes modalidades: futmesa, beach tennis, futevôlei, beach soccer, remo, surf, bodyboarding, altinha, vôlei de praia, skate e pesca. Além desses esportes, o CURTA+FLORIPA também teve a zumba como atividade interativa para a comunidade.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo