top of page

FCDU recebe moção da Alesc pelos 80 anos

Iniciativa do deputado Fernando Kelling à FCDU foi entregue às 15h no Palácio Barriga Verde

Staff da FCDU marcou presença na homenagem pelos 80 anos da entidade. Foto: Cifesc/Júlio Castro

Para enaltecer os 80 anos de trabalho da Fcdu (Federação Catarinense do Desporto Universitário), o deputado Fernando Krelling (MDB) propôs que a Assembleia Legislativa entregasse uma moção à instituição. O pedido foi apresentado em plenário no dia 28 de fevereiro deste ano e logo aprovado pelo Parlamento.


A entrega ocorreu nesta quarta-feira (12), na Sala de Imprensa, no Palácio Barriga Verde.“A Federação Catarinense do Desporto Universitário tem organizado o esporte acadêmico com muita propriedade e competência ao longo das décadas. É uma instituição sólida que ajuda no desenvolvimento dos atletas universitários e das competições. Por conta disso, é importante que o Parlamento catarinense reconheça este trabalho fundamental para a promoção do esporte”, explica o deputado Fernando Krelling.


Durante a entrega da moção, o presidente da FCDU, Manuel Rebelo, que está à frente da federação desde 2004, destacou a importância de Santa Catarina ter um deputado que carrega a bandeira do esporte. “A gente fica muito feliz com esta honraria recebida, com este reconhecimento. Fernando Krelling e o Parlamento têm fortalecido o segmento e quem ganha são os atletas, a sociedade, o esporte do Estado. Obrigado Fernando pelo trabalho incansável, e a Alesc, pelo reconhecimento as nossas atividades”, destacou Rebelo.


Saiba mais-  A federação originou-se com o nome Face (Federação Atlética Catarinense de Estudantes), em 11 de fevereiro de 1944. Após quatro anos passou a ser chamada de Federação Catarinense do Desporto Universitário;

- Após 80 anos de trabalho e com resultados extremamente relevantes no cenário nacional e internacional, a FCDU segue desenvolvendo e fomentando esse segmento esportivo de Santa Catarina, juntamente com o governo do Estado, instituições de ensino superior, diretórios estudantis, atléticas acadêmicas, Fundação Catarinense do Esporte, o Tribunal de Justiça Desportiva Catarinense, Conselho Estadual de Esporte e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário.



Destaques- A primeira participação de Santa Catarina em um evento de âmbito nacional, ocorrido em 1948, quando a delegação representou o Estado nos 9º Jogos Universitários Brasileiros, realizados em Curitiba (PR);- Criação e promoção dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), que são realizados em diferentes municípios e regiões de Santa Catarina;- Excelentes colocações em campeonatos e festivais nacionais e internacionais.


Texto: Windson Prado/ALESC

24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page