CED-SC reúne conselheiros em Videira para duas reuniões plenárias

Bolsa-atleta e concessão de recursos para projetos sociais pautaram reuniões

Membros conselheiros do CED-SC, com o prefeito Borga (centro) durante reuniões plenárias em Videira. Foto: Divulgação/CED-SC.

A cidade de Videira, no Meio-Oeste do Estado, recepcionou nos dias 30 e 31, a convite do prefeito municipal Dorival Carlos Borga, a comitiva de 18 dos 21 membros para a realização a 20ª e 21ª Reuniões Planárias do Conselho Estadual de Esporte (CED-SC).

As duas reuniões Ordinárias foram marcadas por discussões e pareceres de pautas importantes, sobretudo a que trata de alterações de regulamento geral dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) que acontecerá na primeira quinzena de dezembro.

Outro assunto tratado focou nas diretrizes que vão pautar a concessão do Bolsa-atleta, prestes a se transformar em Lei Estadual, uma vez já aprovada pelo governo do Estado e que deve tramitar em breve na Assembleia Legislativa para consolidar-se em Lei e que vai atender diferentes segmentos do esporte catarinense.

Encaminhamentos por meio das recém criadas câmaras temáticas para análises e regulamentação para a concessão de recursos públicos para a promoção e realização de grandes eventos esportivos e para entidades realizadoras de projetos sociais também foram discutidos no âmbito de suas aplicações, bem como os critérios que serão adotados para a concessão destes recursos.

Videira, que no mesmo final de semana, sediou a etapa Estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), nas modalidades de judô e handebol, nos dois naipes, figura no mapa dos municípios que mais sediam eventos promovidos pelo governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

A cidade, inclusive, pleiteia eventos para os dois próximos anos, entre eles os Joguinhos Abertos, Olesc e os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Cabe ao CED-SC homologar seus pleitos após pedidos encaminhados à Fesporte juntamente com o compromisso de executar o caderno de encargos específicos para cada competição.

Após a realização das plenárias, os conselheiros do CED-SC foram visitar os locais de competições, sobretudo aqueles que então sediavam as modalidades de judô e handebol. “Videira, seus dirigentes e a administração pública, vem demonstrando um singular apreço pelo esporte. O CED-SC reconhece este esforço para que muito em breve essa parceria entre governo e município tenha bons frutos para a comunidade esportiva catarinense”, comenta o presidente do CED-SC, Renan Moresco Pirath.

63 visualizações0 comentário