top of page

Coronel do Exército substitui Paulão na Fesporte

Atualizado: 21 de fev.

 Ele vem da Secretaria de Segurança Pública de SC


Freibergue é graduado em administração pública e ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras. Foto: SSP/SC

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) tem novo presidente. O coronel da reserva do Exército Brasileiro Freibergue Rubem do Nascimento, secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina teve seu nome publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) como presidente da Fesporte na noite desta quinta-feira e assumirá a autarquia ainda nesta semana.


Ele substitui o medalhista olímpico de vôlei Paulo André Jukoski da Silva, o “Paulão”, que em abril do ano passado assumiu a entidade. Paulão se despediu nesta quarta-feira dos servidores da Fesporte e logo em seguida reiterou sua saída por meio de um comunicado no grupo de whats app do Conselho Estadual de Esporte (CED-SC), onde se mantinha como membro nato. Desde outubro do ano passado, Paulão vinha recebendo pressão da comunidade esportiva, sobretudo de alguns segmentos da classe política, para deixar o cargo.


Freibergue Rubem do Nascimento é graduado em administração pública e ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e possui mestrado em gerenciamento de estresse e ciências militares.


Atuou como secretário adjunto da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (2019 a 2020) e foi coordenador-Geral de Implementação e Monitoramento das Escolas Cívicos-Militares do MEC (2020 a 2021).


Exerceu as funções de Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Ministério da Justiça e Segurança Pública (2019), de subchefe do Preparo do Comando de Operações do Exército Brasileiro (2019), de Chefe do Estado Maior do 1º Exercício Internacional Humanitário (2019) e subdiretor de Abastecimento do Exército Brasileiro (2018).


Anteriormente ao cargo de secretário-adjunto da Segurança de SC, Freibergue atuou como Secretário Executivo de Programas e Projetos Estratégicos de Governo, na SCPAR, e foi diretor de Planos de Saúde do Postal Saúde/Correios, entre 2021 e 2022.


Freibergue Rubem do Nascimento também adquiriu experiência internacional como adjunto do Adido do Exército junto às Embaixadas do Brasil nos Estados Unidos da América e Canadá. Também atuou como Chefe do Grupo Técnico do Brasil no âmbito dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para assuntos de Segurança e Defesa Cibernética (2014).


Entre 2012 a 2014, foi assessor Especial Militar do Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Freibergue Rubem do Nascimento também foi coordenador de estudos estratégicos para o desenvolvimento econômico, social e segurança da Região Sul, em particular da infraestrutura logística para o escoamento da produção do Estado de Santa Catarina, pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2000).

 

 

106 visualizações0 comentário
bottom of page