Fim de uma era: FCB e Trimania encerram parceria de 17 anos
- Júlio Castro (SC 01558 JP)

- há 5 minutos
- 3 min de leitura

O basquetebol de Santa Catarina se despede de um de seus maiores pilares de sustentação financeira e social dos últimos anos. No último domingo (21), foi realizado o último sorteio da Trimania sob a chancela da Federação Catarinense de Basquetebol (FCB), selando oficialmente o término da cooperação entre as duas entidades.
A transição já estava desenhada desde o início do trimestre. O fim da certificação foi publicado no dia 1º de abril, por meio da Portaria Nº 29 da Secretaria Nacional de Assistência Social. Com a mudança, a Associação de Voluntários de Florianópolis (AVOS) assume o posto da FCB, passando a ser a beneficiária de parte dos recursos obtidos com a venda das cartelas avulsas na região da Grande Florianópolis e no Sul do Estado.
O impacto financeiro nas quadras e no social
A despedida representa um duro golpe orçamentário para a federação. Sem a Trimania, a FCB deixa de arrecadar cerca de R$ 10 milhões anuais. Para se ter uma dimensão da importância do título de capitalização, em 2025 a entidade recebeu exatos R$ 10,4 milhões.
Deste montante expressivo:
49% do valor era diretamente investido em ações de fomento e desenvolvimento do basquetebol no estado.
O restante abastecia uma série de projetos sociais mantidos pela federação, que utilizavam o esporte como ferramenta de inclusão.
Comunicado Oficial da FCB
Após o encerramento do vínculo, a Federação Catarinense de Basketball divulgou uma nota oficial de agradecimento detalhando os desdobramentos práticos da mudança e celebrando a história construída:
Legado de 17 anos: A FCB destacou que a parceria com a Trimania Sul teve início em 2009, completando 17 anos de uma trajetória que foi além das quadras e se consolidou como um modelo de impacto social, esportivo e comunitário.
Manutenção do calendário esportivo: Para tranquilizar clubes e atletas, a federação garantiu que o calendário de 2026 será rigorosamente cumprido. Estão confirmados mais de 1.300 jogos oficiais, englobando todas as competições de basquete tradicional e de 3x3, tanto em categorias de clubes quanto de seleções.
Interrupção da "FCB Social": Como reflexo direto da perda da verba, a entidade informou que, infelizmente, não seguirá com as atividades atuais do braço "FCB Social". O projeto de assistência social contava com 8 anos de trabalho.
Planos de readequação: Apesar da interrupção, o comunicado ressalta que o intuito da federação é readequar a FCB Social para que, em breve, seja possível promover novas formas de transformação social fora das quadras.
O que diz a diretoria: "Saímos fortalecidos"
Apesar do desfalque financeiro expressivo e das readequações necessárias, a diretoria da FCB mantém uma postura altiva. O presidente da entidade, Sérgio Carneiro, o "Serjão", lamentou o encerramento do ciclo, mas garantiu que a federação possui musculatura para seguir caminhando firme.
"Foi um período muito proveitoso. Investimos muito no basquetebol catarinense e saímos fortalecidos. Vamos construir novos projetos para manter o nível da nossa modalidade", afirmou o presidente.
Segundo Serjão, a FCB seguirá seu curso utilizando seu patrimônio consolidado e os recursos atualmente em caixa, enquanto inicia uma busca ativa por novas parcerias no mercado para garantir que o padrão técnico e competitivo
do basquete catarinense não seja afetado.
Nova fase: AVOS assume os repasses
A partir de agora, a sorte grande dos apostadores da Grande Florianópolis e do Sul catarinense se reverte em solidariedade para a saúde infantil. A AVOS, que atua fortemente no suporte a crianças internadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, assume a parceria com a Trimania, direcionando os repasses para suas atividades de assistência social e voluntariado.




Comentários