Incidência da variante Delta do corona vírus pesou na decisão
Os Joguinhos Abertos (Joguinhos), os Jogos Escolares (Jesc), os Jogos da Terceira Idade (Jasti), Os Jogos Paradesportivos (Parajasc), os Jogos Paradesportivos Escolares (Parajesc), o Moleque Bom de Bola e a Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc) estão cancelados em suas versões 2021. Nota Oficial publicada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), no final da tarde desta segunda-feira (06), sacramentou o cancelamento de sete importantes competições de seu calendário anual.
A justificativa à decisão, conforme a Nota, se dá pela preocupação quanto a confirmação da transmissão comunitária da variante Delta do corona vírus, presente em várias regiões do Estado. “Sabemos das perdas incalculáveis para o esporte catarinense e em todos os momentos isso foi pensado. A decisão é de governo e foram pesadas muitas variáveis até que se tomasse essa decisão. Talvez o prejuízo maior fosse o bem estar destas pessoas. Levar três, quatro mil pessoas, vindas de todo Estado para uma única sede, seria temeroso demais”, comentou o presidente da Fesporte Kelvin Soares.
JASC está mantido
A 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) segue confirmada para novembro, em São José, porém a sua manutenção será reavaliada nos próximos dias de acordo com o quadro pandêmico em Santa Catarina. Na mesma nota, a Fesporte se dirige à comunidade esportiva com uma mensagem de otimismo do governo do Estado, acreditando no retorno gradual dos eventos e demais atividades esportivas.
Acrescenta que as políticas públicas estão saindo do papel para virar realidade. A criação de um grupo de trabalho para dar celeridade aos projetos da Fesporte, como o Bolsa Atleta Estadual e o Plano Estadual de Esporte e Lazer (PEEL) figuram entre os projetos que vão contar com um investimento de R$ 60 milhões a serem aplicados em 2022.
Comments