top of page

Jaraguá marca participação com título inédito nos Joguinhos Abertos

Atualizado: 28 de set. de 2022

Atletas jaraguaenses superam tradição de Joinville e Blumenau no histórico da competição



Por 10 pontos de vantagem sobre Blumenau, Jaraguá do Sul conquistou, de forma inédita, o título geral da 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. No total, conquistou 69 medalhas, sendo 20 de ouro, 28 de prata e 21 de bronze. Dos 12 troféus, cinco foram de campeão, três de vice e quatro de terceiro lugar.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul Natália Lúcia Petry, atribuiu a conquista do título à implantação do programa Bolsa Técnico Desportivo, que trouxe profissionais qualificados para a cidade, classificados por meio de editais. "Os editais do programa Bolsa Técnico Desportivo, que selecionam os melhores profissionais para comandar nossas equipes e formar a nossa base e a ampliação do programa Bolsa Atleta tem sido o grande diferencial de Jaraguá do Sul", ponderou.

A competição, destinada para atletas até 19 anos - em algumas modalidades - e realizada no período de 15 a 25 de setembro, em Blumenau, foi marcada pelo equilíbrio de forças entre os municípios favoritos ao título.

Tanto que foi de apenas 16 pontos a margem de diferença entre os quatro primeiros colocados, considerando que a conquista de uma modalidade representa 13 pontos na classificação geral. Jaraguá do Sul somou 115 pontos conta 110 da equipe anfitriã do evento, Blumenau.

Com a participação de aproximadamente 4 mil atletas de cerca de 80 municípios catarinenses, o evento foi marcado pela sua retomada após dois anos ausente do calendário da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) por conta da pandemia do Covid-19.

Ao todo foram 17 modalidades disputadas, sendo 14 nos dois naipes valendo 30 troféus. O Jiu-Jitsu entrou no programa pela primeira vez na condição de apresentação e poderá se tornar oficial em 2023. A surpresa negativa ficou por conta da ausência do basquetebol feminino. Mais uma vez, o naipe foi excluído da disputa por não ter apresentado número mínimo (8) de municípios participantes.

Jaraguá do Sul conquistou cinco troféus (atletismo, vôlei de praia e natação masculinos; taekwondo e voleibol femininos) contra quatro de Blumenau (ginástica artística, judô e xadrez masculinos e xadrez feminino). Florianópolis e Itajaí dividiram a terceira colocação na classificação geral com o mesmo número de pontos: 99.


Confira os campeões e vices das modalidades em cada naipe.


45 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page